Gravação
A primeira pincelada
Com as músicas arranjadas, é hora de registrar tudo da melhor maneira possível.
Escolher os instrumentos e sair em busca dos sons que melhor traduzem o que a música quer passar. Seja com todos os músicos no mesmo ambiente, em salas separadas ou cada um gravando individualmente (overdubs).
Considero essa etapa a mais importante. Se realizado com calma e cuidado, permite que a mixagem e a masterização se tornem processos artísticos, em que o foco é valorizar a emoção e não corrigir problemas da captação.
Mixagem
Equilíbrio, clareza e balanço
Com tudo gravado e editado, é na mixagem que equilibramos todos os elementos juntos para que cada um tenham seu espaço na música.
Aqui a principal preocupação é moldar o som com auxílio de ferramentas como equalizadores, compressores e efeitos para evidenciar os principais fundamentos da canção, seja a voz ou o arranjo instrumental, sem perder clareza, foco e peso.
Na mixagem é aonde podemos experimentar e testar ideias de maneira artística.
No final deste processo, a música já deve soar praticamente finalizada.
Produção
Organização, visão e confiança
O produtor participa de todas as etapas desde a ideia inicial do projeto, pré produção, gravação, mixagem até a masterização. Sua principal função é oferecer uma visão externa para o artista ou banda.
Desde sugestões de arranjos, instrumentação até organização de cronograma, o produtor se torna praticamente um membro do grupo. É responsável por garantir o progresso e produtividade das sessões e manter um bom clima, em que tudo se resume a capturar a melhor perfomance dos músicos.
Edição
Acabamento e polimento
Com tudo gravado é hora de aparar as arestas, verificar se todos os elementos pulsam juntos e se todo mundo soa em harmonia.
Sempre com muito cuidado e respeito com a canção e o artista, utilizando as mais avançadas técnicas e tecnologias disponíveis no mercado.